sábado, 3 de julho de 2010

Configurando dois monitores em uma única placa de vídeo no Ubuntu 9.10

Esta dica tem como finalidade mostrar como consegui configurar dois monitores LCD em uma única placa de vídeo GForce 7300 SE no Ubuntu 9.10.

Vamos lá!

O computador usado tem o sistema operacional Ubuntu 9.10 instalado com placa de vídeo GForce 7300 SE, esta placa de vídeo tem duas saídas de vídeo, uma DVI e outra VGA e dois monitores de 17 polegadas AOC iguais (podem ser usados monitores diferentes, mas isso pode comprometer a qualidade da imagem). Utilizei um adaptador de vídeo do tipo DVI para VGA para plugar o segundo monitor na placa.

Primeiro devemos instalar o driver correto da placa mãe, optei pela instalação em modo gráfico para facilitar o trabalho, mas também pode ser feita em modo texto (para os mais experientes).

No menu, acesse:

Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic

Com o gerenciador aberto, digite NVIDIA no campo BUSCA RÁPIDA e procure pelo driver nvidia-185. Instale este driver e reinicie o computador.

Após reiniciar, verifique em Sistema + Administração se o software de gerenciamento da nvidia está instalado. Caso sim, aparecerá no menu a opção NVIDIA X Server Settings. Caso não tenha instalado automaticamente, como root use o comando:

# apt-get install nvidia-settings

Na opção NVIDIA X Server Settings, acesse a segunda opção do menu lateral esquerdo o "X Server Display Configuration".

No "X Server Display Configuration" observe se aparecem dois monitores, provavelmente o segundo monitor estará disabled (desabilitado), caso sim, selecione este monitor e siga os passos.

Aqui provavelmente estará o grande problema, se o usuário logado não tiver permissão sobre o arquivo, aparecerá uma mensagem de erro informando que não poderá modificar o xorg.conf. Neste caso poderemos fazer duas coisas, dar permissão ao arquivo com o comando chmod ou logar como root e seguir os passos para configuração da placa de vídeo. eu optei em logar com root.

Agora siga os passos.
  1. Selecione o monitor desabilitado;
  2. Clique em configure e selecione a opção "Seperate X screen", clique em ok;
  3. Clique em "Save to X Configuration File";
  4. Clique em "Apply".

Caso queira colocar como monitor estendido, habilite a opção "Enable Xinerama".

Agora reinicie o computador e pode utilizar.

Se gostou deixe um comentário!!!!

Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário