quarta-feira, 30 de junho de 2010

Acesso Remoto a servidores linux com VNC

Depois de muito tempo sem atualizar o blog, mudei o layout e resolvi postar algo muito útil para nós administradores de servidores Linux, a conexão remota com VNC.

Para facilitar o entendimento, usarei letras vermelhas para nome de arquivos e azuis para comandos que devem ser executados no terminal.

Descreverei a configuração do vncserver em um ambiente Redhat 5.3

Configurando VNC no RHEL 5.3

Como usuário root edite o arquivo vncservers que fica em /etc/sysconfig com o comando vim /etc/sysconfig/vncservers
Neste arquivo, descomente as linhas que contém as instruções:

vncservers="2:nome_do_usuário"
vncserverargs[2]="-geometry 1152x864"(apagar o resto)

Salve o arquivo.

Observações: Na primeira linha descomentada, o número 2 é referente a seção que será aberta no servidor quando acessado via vnc. Você deve substituir o nome_do_usuário por um nome de usuário comum (sem privilégios administrativos) que você irá fazer a conexão com oservidor.

Na segunda linha descomentada, 1152x864 se referente a resolução da tela da seção aberta na conexão via vnc, pode ser modificada para 800x600 por exemplo.

Agora devemos liberar a porta de conexão do vnc no firewall. Caso você utiliza iptables, edite o arquivo iptables que está em /etc/sysconfig com o comando vim /etc/sysconfig/iptables. Libere a porta 5902 com a regra -A RH-Firewall-1-INPUT -m state --state NEW -m tcp -p tcp --dport 5902 -j ACCEPT.

Após a inserção da regra, salve o arquivo e reinicie o serviço do firewall iptables com o comando service iptables restart.

Agora reinicie o serviço vnc com o comando service vncserver restart. Pronto agora saia do usuário root e acesse como um usuário normal (sem privilégios administrativos) o mesmo que foi definido no arquivo vncservers.

Com o usuário normal, digite o comando vncserver (Isso cria o arquivo xstartup). Edite o arquivo xstartup que está em /home/nome_do_usuário/.vnc/ com o comando vim /home/nome_do_usuário/.vnc/xstartup. Neste arquivo, descomente as linhas 3 e 4 que são:

unset SESSION_NOME_DO_USUÁRIO
exec /etc/X11/xinit/xinitrc

Salve o arquivo e para finalizar, defina a senha de acesso para a conexão vnc usando o comando vncpasswd (lembre que isso deve ser feito com o usuário setado no arquivo vncservers).

Pronto fim da configuração.

Se gostou deixe um comentário!!!!

Até a próxima

Um comentário:

  1. Bem! Para um dos mais novos iniciantes da RedHat, este tutorial show de bola resolveu meu problema... valeu Marco.

    ResponderExcluir