sábado, 31 de julho de 2010

Software Livre - Entendendo este mundo - Parte 2

Na primeira parte deste post (que pode ser consultado aqui), falei sobre algumas licenças livres existentes e suas principais características. Agora mostrarei os impactos econômicos gerados pela adoção deste tipo de licenciamento.

O cenário atual ao meu ver, está favorecendo o crescimento deste tipo de licenciamento pois entre outras coisas, o licenciamento de software livre promove economia de tempo, reduz o custo de produção e aumenta a qualidade do produto final pois o reaproveitamento de código inclui valor agregado ao software.

Imaginem que uma empresa está construindo uma solução para a integração de plataformas e em um determinado momento será necessário a autenticação do usuário. Com o reaproveitamento de código que é possibilitado através do licenciamento livre, é possível que seja incluído no código deste produto um trecho de código que faça esta autenticação de forma segura e já testado anteriormente, pois, além de reduzir o tempo na produção não teremos também riscos judiciais referente às patentes de produtos, desta forma, é possível obter um ganho enorme em produtividade.

Estudos como o organizado pela holandesa UNU-MERIT (ver aqui) mostram as vantagens econômicas gerdas pela adoção de produtos licenciados de forma livre que entre outras coisas, destacam o número de desenvolvedores envolvidos em projetos livre o que mostra a grande aceitação no mercado.

No Brasil temos iniciativas no governo federal que através do portal software público, disponibiliza soluções livres e desta forma além de economizar dinheiro com licenciamento de software, aquece a economia nacional com o aporte de produtos que gerarão serviços e consequentemente geram empregos com mão de obra especializada.

Além de tudo isso, se falando de Brasil, o dinheiro gerado através de serviços que utilizam software livre fica no pais, ao contrário do valor gerado por produtos proprietários (que em sua maioria são de empresas estrangeiras) pois parte do valor que compõe o preço do produto vai para fora do pais.

Tentei aqui neste post mostrar a importância do software livre para a economia. Claro que ainda falta muita coisa a ser feita como por exemplo fazer com que as universidades invistam em projetos livres para preparar mão de obra especializada para o mercado mas isso será uma outra postagem.

Espero que tenham gostado, caso sim, deixem comentários, caso não também rsrsrs

Até a próxima.

Um comentário:

  1. Ola! Recebemos seu comentario atraves de nosso site porem nao temos seu e mail p retornar! Gostariamos de agradecer o comentario e falar que em nosso site tem bastante informacao p vc tirar suas duvidas.
    Abracos e bons ventos!Andy & Galdo

    ResponderExcluir